O Secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, se reuniu com o Deputado Estadual Douglas Melo, prefeitos, vereadores e representantes do comércio e da saúde da macrorregião de Sete Lagoas na tarde desta terça-feira, 2 de abril, em Belo Horizonte. Na reunião, foram apresentadas as demandas para o reforço do enfrentamento à Covid-19. Estiveram presentes os prefeitos, Juca Bahia de Paraopeba, Juninho de Inhaúma, Fabrício de Baldim, Sargento Dálton de Santana de Pirapama, João Procópio de Caetanópolis, Cláudio de Fortuna de Minas, os vereadores de Sete Lagoas Carol Canabrava e Júnior Souza, Humberto Reis, Secretário de Governo de Jequitibá, Bira, representando os comerciantes da região Bispo Dom Francisco e Éder, representantes da Irmandade Nossa Senhora das Graças.
Inicialmente Douglas Melo frisou que é primordial a intervenção do Estado para o aumentar o número de leitos de UTIs e a garantia da manutenção de medicamentos e materiais para o Hospital Municipal e Nossa Senhora das Graças em Sete Lagoas e também das cidades vizinhas, como por exemplo o Hospital Dr. Pacifico Mascarenhas, localizado em Caetanópolis. “Esses Hospitais são referência para o tratamento de Covid-19 na região, infelizmente os leitos disponíveis não são compatíveis com a demanda atual. Entendo o momento delicado que a macrorregião passa devido as diretrizes impostas pela Onda Roxa do Programa Minas Consciente, mas gostaria também da compreensão do Governo do Estado de que é necessário que o comércio reabra e continuem gerando trabalho, para isso atender ao nosso pedido é fundamental.”, explicou o Deputado.
Além disso, Douglas demostrou sua preocupação quanto à morosidade na vacinação em Minas e cobrou um posicionamento por parte da pasta da saúde. “A aplicação deveria ocorrer com uma velocidade maior, pois somente com a agilidade será possível atingirmos os objetivos de voltamos a normalidade enquanto antes”, disse.
Foi debatido a importância da Vale compensar o Estado de Minas Gerais com insumos para o combate a COVID-19, através do termo judicial para reparação da empresa com o Estado de Minas Gerais pelo desastre de janeiro de 2019, ocorrido em Brumadinho.
Baccheretti destacou que não medira esforços para sanar as solicitações apresentas no encontro e destacou que o Governo do Estado garantirá o custeio de leitos de UTI e clínico em Sete Lagoas. “Esse pode ser o principal passo para melhorar a assistência dos pacientes de toda a região e também para a migração para a onda vermelha”, ressaltou Douglas Melo. O deputado ainda reafirmou a importância de todos estarem lutando neste momento para ajudar a região. Todos os prefeitos foram convidados.