Danos estruturais e problemas na instalação elétrica de escolas de Paraopeba e Funilândia colocam estudantes em risco. Secretária garantiu medidas rápidas
Telhado quebrado, infiltrações nas salas de aula, encanamento comprometido, caixa d’água que ameaça ceder, rachaduras enormes nas paredes. Essa é a situação em que se encontra a Escola Estadual Joaquina Cândida Moreira, que fica no bairro Dom Bosco, em Paraopeba. Os problemas trazem riscos para os 283 alunos entre 6 e 12 anos que frequentam a escola diariamente, além dos professores e funcionários da instituição, que atende crianças em vulnerabilidade social.
“Hoje, há rachaduras que dão pra você colocar um braço, que atravessam o lado lateral do muro de fora da escola. Ali tem risco de desabamento já comprovado por pedreiros experientes. A infraestrutura da escola está toda necessitada de uma reforma com urgência. Inclusive, recebemos uma visita não-oficial de um bombeiro que falou que se ele estivesse ali oficialmente, iria interditar uma parte do lugar”, afirma a diretora da E. E. Joaquina Cândida Moreira, Rosimeire Brusinga.
Mas Paraopeba não é a única cidade com escolas públicas em condições precárias. Em Funilândia, a Escola Estadual Aluísio Ferreira de Souza também passa por sérios problemas estruturais, como infiltrações e trincas nos muros. Mas, de acordo com a vice-diretora Sirlene Ribeiro, a maior preocupação é com a instalação elétrica do edifício. “Nós tivemos um incidente aqui um tempo atrás, na biblioteca. Tinha um ventilador e ele pegou fogo. Então veio o pessoal do Corpo de Bombeiros, e eles falaram que a rede estava toda comprometida”, conta Sirlene. A fiação da rede elétrica fica toda exposta na instituição, que recebe cerca de 480 alunos entre 12 e 18 anos.
Buscando medidas urgentes para solucionar esses problemas, o deputado estadual Douglas Melo se reuniu na tarde da última segunda-feira (04/09) com a secretária de estado de educação, Macaé Evaristo, na Cidade Administrativa. Acompanhado dos prefeitos das cidades de Paraopeba e Funilândia, além da secretária de educação de Paraopeba, da diretora e da secretária da escola do município, o deputado solicitou a reforma urgente da E. E. Joaquina Cândida Moreira. Ele solicitou também a liberação de um recurso de R$ 350 mil reais já previsto em um termo assinado pela secretaria de educação no final do ano passado para a ampliação e reforma da E. E. Aluísio Ferreira de Souza.
Em resposta, Macaé Evaristo anunciou que vai enviar um técnico da Superintendência Regional de Educação até Paraopeba para que seja feita uma avaliação da escola pública do estado. Se for constatada a necessidade, um outro espaço será alugado para o funcionamento provisório da escola até que a reforma esteja pronta. A secretária ainda solicitou uma planilha atualizada dos gastos da obra.
Para a escola de Funilândia, Macaé garantiu que a secretaria de educação fará a obra de reestruturação da parte elétrica imediatamente, em parceria com a prefeitura do município.
Uaitec
Além disso, o deputado também solicitou, juntamente com o prefeito de Jequitibá, a construção de duas salas para a implantação do Uaitec na cidade. O Uaitec é um programa do governo que visa oferecer, de forma gratuita, qualificação profissional por meio de uma rede de pólos de educação à distância. A secretária de estado de educação garantiu a realização das obras já nos próximos meses.