No último dia 21, atendendo requerimento do deputado Douglas Melo, a ALMG realizou audiência pública com o intuito de cobrar o Governo para regularizar a distribuição de medicamentos no Estado. No último dia 30, o Governador Romeu Zema, anunciou através de sua rede social a volta dos repasses para os municípios adquirirem medicamentos básicos para suas farmácias. Serão mais de R$ 17 milhões repassados as prefeituras.
Segundo o deputado Douglas Melo, esta é um a grande vitória do povo mineiro, que foi em busca dos seus direitos. “O sentimento que temos é de dever cumprido. Nossa função aqui é legislar e fiscalizar para que o cidadão tenha o melhor atendimento no serviço público possível em todas as áreas. Sabemos das dificuldades do Governo, mas saúde deve ser sempre tratada como prioridade”, afirmou o deputado.
Na reunião, profissionais de saúde, pacientes e familiares de pessoas com doenças raras reivindicaram uma nova logística na distribuição de medicamentos por parte do poder público, com mais transparência no processo, de forma a agilizar a entrega, sem prejuízo no tratamento dos pacientes.
Em Minas Gerais, mais de 25 mil cidadãos vem sofrendo diariamente com a carência de fornecimento de remédios, 25 das 134 drogas de distribuição obrigatória pelo Ministério da Saúde estão em falta. Desde o final do ano passado, portadores de doenças raras, que possuem ordem da justiça obrigando o estado a fornecer medicamentos, que têm custo mais elevado, encontram as Farmácias credenciadas pelo Governo vazias.