Atenção, prudência e conscientização.
O mês de maio é marcado pela campanha “Maio Amarelo”, que busca chamar a atenção da sociedade para o grande número de acidentes com vítimas fatais no trânsito de todo o Brasil.
A segurança viária sensibiliza autoridades no mundo inteiro, tanto que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
A proposta do Maio Amarelo vem ao encontro desse marco. Maio foi escolhido, porque o anúncio da ONU se deu, oficialmente, em maio de 2011. Por sua vez, a cor amarela, no conjunto semafórico, significa Atenção. Atenção pela vida.
O “Maio Amarelo” quer promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
Em 2015, só no estado de Minas Gerais foram mais de 3.800 mortes em acidentes de trânsito. Mortes provocadas por vários fatores, imprudência, uso do celular ao volante, uso de álcool. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito.
Para o deputado Douglas Melo, todos devem fazer a sua parte. “O poder público precisa oferecer mobilidade, com estradas mais seguras e em bom estado, o cidadão deve se conscientizar em não dirigir ao beber, não usar o celular ao volante. É uma união de todos em busca de preservar a vida”.
Pensando nisso, uma das principais bandeiras do deputado é a duplicação da MG-424 que liga Pedro Leopoldo a Sete Lagoas e alvo de grande número de acidentes com vítimas fatais. “Estamos lutando junto ao Governo do Estado para a duplicação dessa Estrada. É um trecho com alto número de veículos, com trânsito pesado e muito perigoso. Estamos juntos nessa luta e nessa campanha. A vida é nosso bem mais precioso”.